terça-feira, 2 de abril de 2013

China deve enviar sua segunda mulher ao espaço ainda em 2013

Tenente da Força Aérea, Wang Yaping deve embarcar com dois colegas.
Previsão é que missão espacial ocorra entre junho e agosto deste ano.


Nave espacial chinesa Shenzhou 9 decola (Foto: Xinhua, Li Gang/AP)
Nave Shenzhou 9, lançada anteriormente pela
China ao espaço (Foto: Xinhua, Li Gang/AP)

A China deve enviar ao espaço ainda neste ano sua segunda mulher astronauta, Wang Yaping, na nave Shenzhou 10, informou nesta terça-feira (2) o portal de notícias oficial do país, o "China.org".
A missão, cuja data ainda não foi definida (deve ser entre junho e agosto deste ano), é prevista para durar 15 dias e será a quinta tripulada a ser enviada pela China.
Wang, tenente da Força Aérea de 35 anos, natural da cidade de Yantai, na província de Shandong, é casada e tem um filho. Ela vai embarcar junto com dois colegas homens na Shenzhou 10, que deve se acoplar, como a nave anterior, ao laboratório espacial chinês Tiangong 1 ("Palácio do Paraíso 1", na tradução para o português).
"Os três astronautas permanecerão em órbita por 15 dias, 12 dos quais passarão no interior do Tiangong 1", disse o chefe de design do programa espacial chinês, Zhou Jianping.
Astronautas chineses realizaram o primeiro acoplamento de uma nave tripulada (a Shenzhou 9) em junho do ano passado e ficaram no laboratório por dez dias.
A tenente Wang foi uma das mulheres candidatas para embarcar na nave espacial anterior, mas quem embarcou foi Liu Yang, que assim se tornou a primeira mulher chinesa a ir para o espaço.
Wang participou dos trabalhos de resgate durante o terremoto de Sichuan, na China, em 2008. O tremor foi o mais grave em três décadas no país, e causou 88 mil mortes, além de deixar milhares de desaparecidos.
Ela também pilotou um avião para alterar o clima durante as Olimpíadas de Pequim, no mesmo ano. A missão espacial acontece antes de outras que vão ter como objetivo fazer a substituição do módulo Tiangong 1 por uma estação espacial, em 2020.

Fonte:  http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/china-deve-enviar-sua-segunda-mulher-ao-espaco-ainda-em-2013.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário